Energuia - 15ª Edição - Junho 2021

14 Jul 2021

Artigo publicado no Energuia - Guia integrante das Revistas Indústria e Ambiente e Construção Magazine . 15ª Edição - Junho 2021

Ao longo dos últimos anos têm surgido novas soluções no âmbito do Isolamento Térmico pelo Exterior (ETICS) - novas argamassas para a colagem e barramento armado das placas isolantes e novos produtos ao nível dos rebocos térmicos (argamassas que incorporam elas próprias a matéria isolante). Efetivamente o crescimento desta família de produtos tem sido significativo, representando atualmente cerca de 10% do total das argamassas consumidas a nível nacional. Segundo os últimos dados estatísticos da APFAC, de 2019 para 2020, as argamassas de ETICS (para colagem e barramento armado) aumentaram cerca de 17%, tendo os rebocos térmicos representado um crescimento na ordem dos 35%.

No setor das argamassas para colagem e barramento, a LENA® ARGATECNIC tem ganho mercado e consolidado a sua presença junto dos clientes e parceiros com a argamassa LENA® ETICS 824. Todo o know-how adquirido permitiu chegar aos dias de hoje com um produto que é referência no setor das argamassas para o isolamento. LENA® ETICS 824, para além de ser um produto com elevado desempenho ao nível da aderência das placas de isolamento (sejam elas EPS, XPS, lã mineral ou cortiça), é igualmente uma argamassa facilmente trabalhável e que permite a realização da camada de barramento armado com total perfeição. Disponível na versão cinza e branco, é um produto versátil e que é utilizado na grande maioria das situações de isolamento térmico pelo exterior.

Para situações de aplicação mais particulares, a LENA® ARGATECNIC lançou a argamassa LENA® ETICS 824 PLUS, indicada sobretudo para obras de reabilitação onde existem suportes não absorventes (pintados e com revestimentos cerâmicos) sobre os quais se pretende aplicar diretamente as placas isolantes.

No âmbito dos rebocos térmicos, alinhado com esta tendência de crescimento, a LENA® ARGATECNIC realizou um projeto (apoiado pelo fundo europeu FEDER no âmbito P2020, CENTRO-01-0247-FEDER-038360) - Eco Innovation for sustainable mortars, que consistiu no desenvolvimento de uma argamassa sustentável para revestimento, com propriedades isolantes e resistente ao fogo. Recorreu-se à utilização de matérias-primas naturais e ecológicas, com o mínimo de impacte ambiental possível, como é o caso da perlita e vermiculita expandidas.

O produto desenvolvido teve como base a utilização destas cargas, obtendo-se uma argamassa leve, tixotrópica (permitindo a aplicação de elevadas espessuras), com excelente trabalhabilidade, altamente permeável ao vapor de água e com bom poder de hidrofugação. É igualmente uma argamassa fibrada, com baixo módulo de elasticidade dinâmico e, portanto, com boa resistência à fissuração. Para além destas características fundamentais, as que mais se destacam dizem respeito à sua capacidade de isolamento térmico, acústico e de resistência ao fogo: ignífuga (classe A1).

Brevemente será disponibilizada informação mais detalhada sobre o produto em:
https://eco.argatecnic.pt/

REVISTA DISPONÍVEL AQUI: 
http://www.construcaomagazine.pt/userfiles/files/energuia-2021.pdf

Consulte as páginas 11, 26 e 27

________________________
Artigo elaborado por:
Cristiana Bonificácio | Dir. Técnica e Industrial - LENA® ARGATECNIC 

Partilhar
Subscreva a nossa
NEWSLETTER
Receba as últimas novidades e ofertas.