Revista Obras, Materiais e Equipamentos 134 - Junho 2021

29 Jul 2021

Artigo publicado na Revista Obras, Materiais e Equipamentos -  Nº 134 - Junho 2021

"Sustentabilidade ambiental a crédito”

Existe ainda um longo caminho a percorrer no que diz respeito à sustentabilidade ambiental. Estamos neste momento a consumir recursos acima das nossas possibilidades, para os quais “já não temos direito”. Todos os esforços que têm sido levados a cabo, estão ainda longe de produzir o efeito desejado.

Ciente desta necessidade, de trabalhar para um futuro mais sustentável, a LENA® ARGATECNIC realiza, já há vários anos, separação dos seus resíduos e encaminha-os para respetiva valorização, seja plástico ou cartão, resultante dos desperdícios de fabricação. Para além disso, recorre a fornecedores que fornecem materiais reciclados, como é o caso do plástico utilizado no acondicionamento das suas paletes, assim como fornecedores que fomentam a economia circular, sendo as paletes de madeira um exemplo disso, aumentando o ciclo de vida destes materiais.

A LENA® ARGATECNIC tem investido também numa otimização do processo de fabrico de forma a conseguir a total reutilização dos resíduos resultantes da produção das argamassas.

Ao nível dos produtos, dispõe de uma gama de argamassas ecológicas para reabilitação, na medida em que incorporam cal e pozolanas (isentas de cimento), permitindo deste modo criar a compatibilidade química e mecânica perfeita com os suportes antigos. Neste contexto das argamassas sustentáveis, a LENA® ARGATECNIC realizou um projeto (apoiado pelo fundo europeu FEDER no âmbito P2020, CENTRO-01-0247-FEDER-038360) - Eco Innovation for sustainable mortars, que consistiu no desenvolvimento de uma argamassa sustentável para revestimento, com propriedades isolantes e resistente ao fogo. Recorreu-se à utilização de matérias-primas naturais e ecológicas, com o mínimo de impacte ambiental possível, como é o caso da perlita e vermiculita expandidas.

A perlita é um mineral de origem vulcânica e a vermiculita um mineral natural, formado principalmente por silicatos de ferro e magnésio. Após expansão, estes minerais tornam-se extremamente leves e constituem cargas com elevado poder de isolamento térmico e acústico, para além de serem incombustíveis.

O produto desenvolvido teve como base a utilização destas cargas, obtendo-se uma argamassa leve, tixotrópica (permitindo a aplicação de elevadas espessuras), com excelente trabalhabilidade, altamente permeável ao vapor de água e com bom poder de hidrofugação. É igualmente uma argamassa fibrada, com baixo módulo de elasticidade dinâmico e, portanto, com boa resistência à fissuração. Para além destas características fundamentais, as que mais se destacam dizem respeito à sua capacidade de isolamento térmico, acústico e de resistência ao fogo: ignífuga (classe A1).

Brevemente será disponibilizada informação mais detalhada sobre o produto em www.eco.argatecnic.pt

REVISTA DISPONÍVEL AQUI: 
https://www.apcmc.pt/wp-content/uploads/obras_134.pdf 
Consulte as páginas 8 e 9

________________________
Artigo elaborado por:
Cristiana Bonificácio | Dir. Técnica e Industrial - LENA® ARGATECNIC 

Partilhar
Subscreva a nossa
NEWSLETTER
Receba as últimas novidades e ofertas.