Designação do projeto | Eco Innovation for sustainable mortars

Código do Projeto | CENTRO-01-0247-FEDER-038360

Objetivo principal | Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação

Região de intervenção | Centro

Entidade beneficiária | LENARGATECNIC, LDA

Data de aprovação | 29-01-2019

Data de início | 01-07-2018

Data de conclusão | 30-06-2020

Custo total elegível | 401.343,05 EUR

Apoio financeiro da União Europeia | FEDER – 273.138,08 EUR

Síntese do Projeto:

A empresa LENARGATECNIC, com este projeto, pretende contribuir para o desenvolvimento e dinamização de um dos principais setores da economia nacional, através do fornecimento de novos materiais construtivos eco sustentáveis, nomeadamente ao nível do desenvolvimento de argamassas técnicas com características superiores, para aplicação em novas obras ou de restauro/reabilitação de edifícios antigos ou patrimoniais.

No âmbito da sustentabilidade e da promoção por uma economia mais verde, o setor da construção, como muitos outros carece de desenvolvimentos inovadores que permitam contribuir para a redução da pegada de carbono. A este nível, é reconhecido como essencial a reabilitação dos edifícios, responsáveis por gastos energéticos significativos (cerca de 40% dos gastos energéticos na Europa). É neste âmbito que se pretende desenvolver uma argamassa técnica de revestimento para a área da reabilitação, garantindo a eficiência energética do edifício, tendo em consideração a utilização de matérias-primas (resíduos) que contribuem para a sustentabilidade ambiental, nomeadamente boa capacidade de isolamento térmico (≤0,05 W.(m/K)), baixo índice de redução sonora (≤44dB) e em termos de reação ao fogo que seja considerado um produto não combustível (classe A1), garantindo sempre o bom desempenho geral de todas as restantes características da argamassa.

O laboratório de IDI da LENARGATECNIC, em estreita colaboração com o CTCV – Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro e com o ITECONS - Instituto de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico para a Construção, têm realizado ensaios a diversas formulações de argamassas tendo, até ao momento, obtido uma formulação bastante promissora. O desenvolvimento encontra-se em fase de aprovação dos ensaios de condutibilidade térmica, isolamento acústico e reação ao fogo.

Se pretender consultar e conhecer os resultados obtidos até à data consulte aqui o poster, apresentado na International Conference on Quality Innovation and Sustainability – ICQIS 2020 promovida pelo Instituto Politécnico de Leiria.

2020
Subscreva a nossa
NEWSLETTER
Receba as últimas novidades e ofertas.